Pão Integral

Ingredientes:

300 g. de farinha de trigo integral
300 g. de farinha de trigo branca
2 colheres de sopa de fermento instantâneo seco
Meia xícara de óleo
400 ml de água
1 boa pitada de sal

MODO DE FAZER:
 
Colocar 4 colheres de cada uma das farinhas, as 2 colheres de fermento seco e o sal numa tigela funda. Mexer estes ingredientes secos para que estejam bem agregados.
Juntar os 400 ml de água, bater bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem as farinhas e
agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso.
Deixar descansar por uns 10 minutos com a tigela coberta.(opcional)
Após o descanso colocar o óleo e misturar bem.
Ir adicionando as farinhas, 1 colher de cada, sempre ir amassando muito bem para ir incorporando a massa.
Nunca coloque todas as farinhas de uma só vez.
Vai chegar um ponto onde você perceberá que a massa está desgrudando da tigela, não está pegajosa em sua mão e não tem grumos de farinha no meio. Este é o ponto ideal da massa. Dar uma última amassada vigorosa e separar a massa em 8 bolas.
Trabalhar bem cada uma destas bolas e colocar para crescer no formato desejado. Pode colocar no forno desligado mas aquecido para crescer novamente. Ao lado das bolas colocar uma vasilha de água morna e molhar a parted e cima das bolas para crescer melhor. jamais abrir o forno enquanto o pão estiver crescendo ou assando, nem mesmo bater no forno.
 
OBS: Se for rechear o pão esta é a hora! Evitar colocar recheios muito quentes, pois ele faz a massa cozinhar durante o período de descanso. Colocar a massa coberta num ambiente reservado, sem golpes de vento, por no mínimo uma hora e meia. Assar até estar moreninho, o que vai levar uns 40 minutos dependendo do forno. Esperar esfriar para comer. Você pode rechear com maionese de soja, molho de tomate, milho, palmito, azeitona…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *