SUCOS DE FRUTA INDUSTRIALIZADOS

suco

Aprenda um pouco sobre o processo de produção de suco de fruta industrial e descubra os seus prejuízos quando comparados com a fruta in natura.

Nos últimos anos tem se consumido cada vez mais sucos industriais e cada vez menos frutas frescas.

Para que você tenha uma boa dieta é importante que saiba que não pode trocar o consumo de frutas frescas pelos sucos e muito menos trocar o consumo de água pura por estas “águas coloridas”, sucos.

Entenda o processo de fabricação dos sucos industriais:

A produção industrial passa por estes processos:

Extração:

É a fase de extrair o suco das frutas, normalmente espremendo ou triturando e posteriormente filtrando para eliminar os restos de cascas, polpa e sementes.

 

Tratamento enzimático:

Para que o suco deixe de ser um liquido naturalmente turvo e se transforme num liquido claro, mais atraentes para muitos consumidores, as empresas submetem o suco extraído a ação das pectidases.

Estas enzimas transformam a pectina (fibra solúvel) em outros carboidratos que não causam transtornos digestivos nem diarreias.

 

Precipitação com gelatinas:

Para eliminar os restos de partículas que continuam dissolvidas no liquido, são adicionadas 200 gramas de gelatina a cada 1mil litros de suco.

A gelatina se une aos taninos que existem no suco e forma uma sedimentação solida que é eliminada pelo processo de centrifugação.

Em teoria não deveria ficar restos de gelatina no suco, por isso as empresa não estão obrigadas a relatar a presença deste item nos rótulos de ingredientes.

Este processo é bem comum nos sucos de maça, de uva e groselha.

 

Concentração:

Através da evaporação por calor ou pelo congelamento, as industrias eliminam a maior parte de água do suco, deste modo facilitam sua conservação e transporte, embora percam mais da metade de suas vitaminas.

 

Reconstituição:

Nas unidades de envase acrescenta-se novamente a água para reconstituir o suco.

Saiba de alguns inconvenientes importantes destes sucos industrializados:

– não substituem as frutas, pois sempre tem menos pectina e menos vitaminas.

– sucos industriais podem produzir diarreias e efeitos vinculados à má digestão.

– as crianças com idade pré-escolar que consomem mais de 360ml de suco industrializado por dia sofre com mais frequência de obesidade e de atraso no crescimento, muito provavelmente porque com estes sucos ingiram muito açúcar e nenhuma proteína. NÃO É SAUDAVEL TOMAR SUCO NO LUGAR DA AGUA!

– O consumo excessivo de sucos ácidos produz erosão do esmalte dentário e hipersensibilidade da dentina, causando dentes sensíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *